A solução criativa de problemas, em inglês Creative Problem Solvin ou CPS, é uma maneira de resolver problemas ou identificar oportunidades. É uma metodologia que incentiva encontrar novas perspectivas e olhar com outras perspectivas soluções inovadoras, de modo que você possa formular um plano para superar obstáculos e alcançar objetivos mensuráveis.

Vamos explorar os conceitos de “Solução Criativa de Problemas”, e conhecer seus princípios-chave. Também forneceremos um modelo que você pode usar para gerar soluções criativas para suas aulas, desafios de vida e outros projetos.

Muitos educadores confundem o ensino a partir da resolução de problemas com exercícios de aplicação de determinada teoria. A diferença entre os dois está no fato de que a resolução de problemas enfatiza o pensamento crítico e as habilidades de tomada de decisão; já os exercícios de aplicação de teorias exige apenas aplicação de procedimentos previamente aprendidos.

A resolução de problemas pressupõe a aplicação de um método, ainda não conhecido, a um problema sob determinadas condições. Pressupõe ainda que quem vai resolver o problema não tenha visto o método antes, a fim de obter uma solução satisfatória.

O verdadeiro objetivo final da aprendizagem da solução de problemas é criar no aluno o hábito de propor a si mesmo problemas e de resolvê-los como forma de aprender.

A Resolução de problemas é um processo que utiliza etapas para resolver o problema.

Luciana Santos