A espiritualidade nas instituições não é um tema recente, porém vem ganhando mais adeptos principalmente em tempos de crise. Mas o que é a espiritualidade e como estimulá-la em sua instituição mesmo a distância?

O conceito de espiritualidade pode ser entendido como um sentimento muito básico de uma conexão comigo mesmo, com outras pessoas e com o universo. Essa conexão vai além das interações que realizamos nas redes sociais diariamente. Há vários estudos comprovando que a espiritualidade já ocupa um papel importante na vida das pessoas porque as “interliga”.

A espiritualidade não envolve necessariamente uma crença em algo superior ou uma fé em uma divindade, por isto, não pode ser confundida com religião. A espiritualidade nas organizações é um movimento amplo e crescente que estimula as pessoas, equipes a identificar e praticar ações com objetivo de torná-las mais consciente do seu papel na sua comunidade, região e no planeta unidas em propósitos comuns.

Em tempos de crise, oportunizar e criar práticas para o desenvolvimento da espiritualidade com seus times pode ajudá-los a mantê-los motivados, positivos e ativos diante de situações adversas.

Veja algumas dicas de como desenvolver a espiritualidade em tempos de crise:

Comece por você

Já ouviu a frase “ninguém dá o que não tem”? Para promover a espiritualidade com outras pessoas é importante que você desenvolva esta prática em você. Comece reservando um tempo para você refletir ou meditar. Podem ser cinco minutos diários para se conectar com você mesmo. Faça silêncio e cultive bons pensamentos e sentimentos de gratidão. Procure resgatar o propósito e o sentido da sua vida. Relembre todos os dias.

Engaje as pessoas no propósito

Toda organização tem um propósito que transcende a obtenção de lucros ou resultados. Resgatar a missão resgatando nos colaboradores o motivo pelo qual trabalham, ajuda a motivá-los e conectá-los com seu próprio propósito. Isto pode ser feito com frequência por que ao relembrá-los você reforçará comportamentos positivos na sua equipe.

Valorize os ganhos mais do que as perdas

É comum o gestor ter foco nos problemas e muitas vezes estar contaminado por eles no início de uma reunião. Muitas vezes é necessário o olhar nos detalhes ou em pequenas coisas que são consideradas comuns. Valorizar pequenas atitudes dos colaboradores ou pequenos ganhos pode ser muito recompensador para seu time. Além de gratificá-los você estimula estas atitudes entre os demais.

Estimule o afeto mútuo mesmo a distância

Nem todos tem tantas habilidades de comunicação a distância ou facilidade em expressar seu afeto pelos colegas. Estimular o cuidado pelo outro por meio de preocupações, empatia, elogios promove a sensação de pertencimento e de cuidado. Provoque estas situações em sua instituição.

Karina Nones Tomelin